Apresentação

A gruta do Angico, esconderijo costumeiramente usado por Lampião e seu bando, nunca mereceu a confiança de Corisco, que alegava ser aquele coito situado em terras sergipanas, lugar de uma única saída, portanto, passível de cerco incontornável, o que no caso de um ataque facilitaria em muito o trabalho das volantes que atuavam na “persiga” de cangaceiros.
Lampião, Corisco, Angico, coito, cangaceiros, volantes e “persiga”. Personagens, toponímia, expressões e cenários de uma saga que integram a história e a cultura brasileira mobilizando acadêmicos, intelectuais, artistas, literatos e de maneira muito especial e criativa, a lírica, a arte e o imaginário popular.
O assassinato de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, da sua mulher Maria Bonita e da quase totalidade do seu bando, no dia 28 de julho de 1938, na gruta do Angico, para muitos pesquisadores significou o fim do cangaço, muito embora Corisco – outra expressiva liderança – somente viesse a falecer em 1940. A morte, entretanto, não apagou os rastros desta saga, não fez desaparecer os caminhos que nos levam a inquietante vida de homens e mulheres, quase sempre nordestinos pobres, que com suas armas, ações, roupas e apetrechos singulares, violaram regras, desafiaram instituições e fizeram emergir para o cotidiano de um Brasil que sempre foi mais litoral do que sertão, um país quase invisível, um espaço habitado por seres esquecidos nos imensos latifúndios de coronéis endinheirados e prepotentes, potentados arrogantes acostumados a ditar as regras políticas, arbitrarem a lei e comandar seus exércitos de jagunços.
Se a injustiça e a pobreza moveram homens e mulheres em direção àquilo que a sociologia denominou “banditismo social”, outro mundo se constituiu para que esses grupos transitassem e negociassem sua existência com os setores oligárquicos dominantes. Uma complexa rede de informações e serviços passou a funcionar em função do cangaço. A existência errante e sem pouso fixo, também estabeleceu novas regras de convivência. Alimentação, vestimenta, vida familiar, lazer, toda a forma de vida teve que necessariamente se adaptar as normas do jogo. Sobreviver nessa realidade exigia permanente vigilância e estratégias ágeis de deslocamento. Também para combater, para as retiradas táticas, os cangaceiros criaram formas renovadas de enfrentamento. Lutar e viver, em tais circunstâncias, tornaram-se sinônimos.
Quando ainda os bandos percorriam as caatingas, saqueavam cidades e aterrorizavam populações de vários estados, o assunto já rendia matéria jornalística, encantava artistas populares, incomodava algumas autoridades, incitava a oratória de políticos e acendia a polêmica entre intelectuais e estudiosos. Antes mesmo de Lampião a literatura já cuidava do “Cabeleira”, bandoleiro errante dos sertões no século XIX, de quem Franklin Távora se ocupou em romance homônimo. Depois, nos primórdios do século XX, notabilizaram-se Antonio Silvino e Sinhô Pereira – cabecilha do grupo no qual Virgulino Ferreira ingressou no cangaço – e outros menos notórios. Portanto, o assunto é recorrente para historiadores, antropólogos, sociólogos, literatos e artistas sendo inegavelmente matéria constante para observadores e criadores de múltiplos saberes e diferentes linguagens.
Caminhantes infatigáveis os cangaceiros foram ao longo do tempo e em um imenso território deixando marcas materiais e imateriais das suas vidas. Invadiram a memória e o imaginário popular, teceram uma complexa teia de existências, entrelaçando-as, e deixando assim vestígios impagáveis de uma época sobressaltada da nossa história. Na Bahia, para onde Lampião migrou com seu bando ainda na década de 1920, para fugir da feroz perseguição que lhe moviam as polícias alagoana, sergipana e, principalmente pernambucana, a memória do cangaço e sua marca na cultura e no imaginário popular, tem se constituído em objeto de contínua investigação acadêmica e criativa abordagem artística e literária, o que assegura o interesse de diferentes platéias por essa história.
No ano vindouro, setenta anos nos distanciarão dos acontecimentos de Angico. Muito se produziu até aqui sobre o cangaço, seus personagens e mesmo sobre o final trágico dos “guerreiros do sol”, como os denominou Frederico Pernambucano de Melo, historiador pernambucano. Os testemunhos de sobreviventes – assim como no caso de Canudos – ajudaram a esclarecer pontos obscuros, desmontar mitos e eviscerar as entranhas do “estranho mundo dos cangaceiros”, como assim conceituou o mestre Estácio de Lima, um dos mais categorizados pesquisadores do assunto.